Casa Mantiqueira
Implantada em um terreno privilegiado, no alto de um morro ensolarado, pode-se dizer que a Casa na Mantiqueira foi produzida a muitas mãos: além da equipe da Canoa Arquitetura e da arquiteta Maria João Figueiredo, clientes e construtores tiveram participação ativa nos processos decisórios.
O terreno abundante ensejou uma casa térrea, implantada sobre um trecho plano, organizada em três alas: dois volumes de dormitórios foram separados por uma fresta envidraçada que contém estar, jantar, cozinha e varandas.
O pé direito generoso do espaço central permite desfrutar o encontro da serra com o céu. Por meio do deslocamento transversal das alas de dormitórios configurou-se uma esquina envidraçada que aponta para o vale que se estende na direção nordeste. Analogamente, o deslocamento da ala oeste protegeu as áreas comuns da casa contra a incidência indesejada do sol da tarde.
A estrutura de madeira do telhado foi cuidadosamente desenhada em conjunto com o Eng. Rafael Diegues. Ela teve como principal desafio a resolução do vão central - com 8m de largura - dispensando pilares no centro da planta e priorizando a esbeltez das vigas e terças.
Todos os dormitórios desfrutam vistas das montanhas. A transição de dentro para fora, em nível, é feita com muita franqueza.
A face norte da casa dispõe de amplas aberturas para a entrada do sol, especialmente no inverno. Já a fachada sul, mais castigada pelos ventos, é predominantemente fechada, dispondo de pequenas aberturas quadradas para a ventilação e iluminação dos sanitários e lavanderia.
Tais cuidados, associados a uma cobertura constituída por telha-forro termoacústica, oferecem à casa excelente desempenho térmico, com baixíssimo custo energético. A vivência tem mostrado que a casa é fresca no verão e aconchegante no inverno.
Autores: Maria João Figueiredo e Mario Moura
Colaboradora: Alice Mahlmeister
Estrutura: Rafael Diegues
Local: Serra da Mantiqueira, SP
Área: 367m²
Projeto: 2021
Obra: 2021-2022
Fotos: Julia Novoa